VER.TE ITAIPAVA

entre verdes e azuis, sorrisos e sons...

ver-te e verter sobre você o prazer de estar aqui...

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bichos estranhos: novo capítulo

Estava na janela da área. Primeiro o susto, depois acreditei ser uma lesma, mas nada disso... Era uma perereca!

Sapo Ferreiro ou Sapo Martelo
"Sapo ferreiro ou sapo martelo - Nome cientifico: Hypsiboas faber - Características: É uma perereca que chega a 80 a 100m, de cor amarela palha, que passa o dia dormitando em um cantinho sossegado, e mesmo incomodada demora a reagir, e quando o faz ao invés de saltar logo à distância, comumente anda, como que para se distanciar do incômodo.
Tem o nome de sapo ferreiro ou martelo, porque sua sonorização, se parece com o som de um ferreiro batendo na bigorna, principoalmente se estiver dentro de cavidades ocas, que potencializem o som. É um toc-toc-toc...constante, que aumenta muito em noites quentes e próximas ou após as chuvas.
Costumam ficar apoiados a plantas ou flutuando ao nível da superfície da água. Desovam na superfície da água, e se tiver solo abaixo eles cavam uma depresão na terra e sua desova se assemelha a uma nata gelatinosa transparente repleta de ovos de cor negra, e nascem muito rapidamente. Geralmente esta é a coloração diurna, a noite tem uma coloração diferente que varia de indivíduo para indivíduo."

Um comentário: